Aspectos conceituais de Metalinguagem no Ciberespaço.
1) Publicar uma expressão em Arte digital (performance em Arte digital) concernente ao centro de interesse em Arte do estudante, ou seja o estudante deverá utilizar somente os softwares freewares em Artes levantados/analisados para a referida poésis – performance Arte digital.
POIESIS:
2) Postar no site: sintética análise sobre a expressão em Arte digital.
ANÁLISE SOBRE A EXPRESSÃO DIGITAL
Desenvolvo um projeto chamado "Quem conta um conto " há alguns anos junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública do Distrito Federal.Em 2017 será a quarta edição sendo que a última ocorreu em 2012 e, de lá para cá as tecnologias disponíveis foram bastante aprimoradas o que a princípio , pode favorecer para o desenvolvimento do projeto.
A ideia do projeto é que os alunos ao final do ano ( ele é desenvolvido durante todo o ano ), sejam capazes de produzir uma revista literária ( Um conto em história em quadrinhos ).
Neste ano , resolvi pedir aos alunos que fizessem o conto apenas em versão fotonovela e não em desenhos.Ou seja, tirar fotos, usar diferentes aplicativos para criar a história lida e adaptá-la quando necessário.
No início do ano letivo ,os escritores são sorteados entre as salas e cada sala com seu escritor participa de outro sorteio . Dessa vez, o sorteio é dos contos.Por exemplo , o 3º D ficou com o escritor Dalton Trevisan .São mais ou menos 5 contos por sala e os grupos formados por 6 a 10 integrantes.Os contos do escritor são lidos e analisados previamente por mim ,uma vez que alguns contos podem ser inapropriados para o ambiente escolar.Os contos dessa turma foram:Clínica de Repouso, um morto na sala, Duas Rainhas,Última corrida de touros em Curitiba...
E então veio a Poieses Eu experimentando do próprio veneno.Eu lendo e selecionando a história e depois os apps, sendo fotografada, atuando e depois levando para o computador ,selecionando as fotos, os aplicativos que melhor me permitiam desenvolver o trabalho...
A primeira dificuldade foi selecionar um conto em que a única personagem fosse eu.Não encontrei.Dentre as 120 histórias em contos de escritores conhecidos como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Júlia Lopes de Almeida, Machado de Assis , Lygia Fagundes...nada.Nenhum.
Pouco tempo para ler outros contos...Resolvi adaptar em fotonovela uma poesia minha que conta a história de uma idosa saudosa e solitária.
Minha sobrinha tirou as fotos enquanto eu dramatizava o poema e depois dentre os aplicativos pesquisados do Eixo 1,o único que era capaz de fazer o envelhecimento em pincel foi o aplicativo Hair Color Booth.
Por que o pincel?Havia várias fotografias de lado e de costas.
Depois dentre as imagens selecionadas tentei fazer a história em quadrinhos usando os aplicativos melhor avaliados no Eixo 1.
O melhor dos recursos para editar e criar a história, sem dúvidas ,foi o Pothoshop on line.Porque os outros travaram ou tinham tempo de apenas um mês como gratuito e depois aparece uma marca d água no fundo de cada página.
O Pothoshop não é um recurso fácil de mexer.Tive que assistir várias vezes o tutorial no youtube e ainda assim tenho bastante dificuldade com alguns recursos, como por exemplo, a inserção de balões de fala que são essenciais ao projeto que irei desenvolver junto aos alunos do Ensino Médio.
Sei que os alunos são bem mais capazes para escolher a tecnologia adequada e que tenho mais a aprender com eles que o contrário.
Mais uma vez o curso é para mim um grande desafio.Felizmente gosto deles.Que venha o próximo.