Criar um Site Grátis Fantástico
Eixo 3
Eixo 3

1) Levantar, analisar e postar no site material de apoio concernente ao conteúdo do vídeo de autoaprendizagem;

ÁREA DE INTERESSE :

LITERATURA, CONTOS,FOTOGRAFIA,FOTONOVELAS

MATERIAL CONSULTADO :

Tipo: vídeo

Tempo :09:34 min

Autor:Henry Vugalho

TEMAS E ABORDAGENS DO VÍDEO  :Definição de conto, variações, história. Contos (até 10 mil palavras pela definição americana), contistas consagrados...

 


Tipo: vídeo

Tempo :5:46

Autor:Olívia Barros Doutora UFRG

TEMAS E ABORDAGENS DO VÍDEO  :O que é conto?/Definições ao longo da História/Mudanças das definições/Principais contistas/Tipos de contos ( populares, fantásticos)


Tipo: vídeo

Tempo :1:08:16

Autor:Rodrigo Gurgel

TEMAS E ABORDAGENS DO VÍDEO  :Técnicas para quem quer escrever contos/Principais contistas/Análise de contos/ O papel do narrador e os outros papeis e elementos da narrativa.


Tipo: vídeo

Tempo :7:22

Autor:Francisco Carlos

TEMAS E ABORDAGENS DO VÍDEO  :Tutorial de personalizar suas fotos com balões de fala e pensamento, Serviço online sugerido para produzir os balões  https://www.superlame.com/engine.php


Tipo: vídeo

Tempo : 8:02

Autor: Pastor Leonardo Campos

TEMAS E ABORDAGENS DO VÍDEO  :Tutorial de como fazer balões no photoshp especialmente o de pensamento.Também oferece outras sugestões como tipos de letras.


Tipo: vídeo

Tempo :42:40

Autor: Tamie Gadelha

TEMAS E ABORDAGENS DO VÍDEO  :Mostra balonagens detalhadamente./Traduz o que vem no photoshop para o português./Faz análise sobre as próprias popstagens e as de outros tutoriais bem interessantes./Não se preocupa com as fotos./Apenas balonagens.


Tipo: vídeo

Tempo :9:47

Autor: Rapha Pinheiro 

TEMAS E ABORDAGENS DO VÍDEO  :Tutorial para fazer balões mais orgânicos e editáveis no Photoshop! 


Tipo : Arquivo em pdf

Número de páginas :21 

Título  :A arte e o ensino de literatura na educação escolar

Autor (es) Mariana de Cássia Assumpção* Universidade Estadual Paulista – Unesp/Araraquara Newton Duarte* Universidade Estadual Paulista – Unesp/Araraquara

ASSUNTO: Referência aos estudos de Vigotski/ Definição de catarse/A filosofia de Aristóteles

ENDEREÇO: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10422/7354

 

TRECHOS IMPORTANTES :

“Vigotski (1999) dedica o oitavo capítulo da Psicologia da Arte a uma análise minuciosa da peça Hamlet de Shakespeare (1976). A análise desta obra permite evidenciar as contradições de sentimentos suscitadas na apreciação estética, mostrar como a arte se coloca acima da vida cotidiana ao tratar de dilemas que não se restringem à relação do individuo com a sua vida. Busca-se destacar também que não é função do efeito estético produzir no indivíduo uma ação imediata sobre a prática social, mas sim agir sobre as subjetividades, ampliando-as no sentido da consciência do gênero humano.”PÁGINA 243

“A escola não pode se limitar, portanto, aos eventos que todos temos ao alcance das mãos, ela não deve reproduzir o cotidiano dos alunos e lhe negar o novo. A pedagogia histórico-crítica defende um currículo escolar que abranja elementos culturais das diferentes áreas do conhecimento humano.”PÁGINA 255


 

Tipo : Arquivo em pdf

Número de páginas :Não disponível

Título  :As contribuições do Ensino de Literatura para a formação do leitor no Ensino Médio

Autor (es) :Não disponível

ASSUNTO: A importância da Leitura dentro e fora do espaço escolar./O que dizem os teóricos;os PCNs;a ressignificação da Literatura, crítica aos estudos de literatura através de estilos de época.

ENDEREÇO: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/as-contribuicoes-ensino-literatura-para-formacao-leitor-no-ensino-medio.htm

TRECHOS IMPORTANTES :

A leitura é de fundamental importância para o desenvolvimento das pessoas, para nossa formação social, contemplando os mais variados aspectos que vão desde a linguagem, passando pela sensibilidade, emoção até a criticidade e exercício da reflexão que são fundamentais para as diferentes aprendizagens.Através das leituras que realizamos, nos apropriamos de um vasto conhecimento sobre diferentes lugares, descobrimos um novo mundo de culturas e saberes, muitas vezes sem fisicamente sairmos do lugar.

Leré um processo contínuo, pois envolve uma compreensão que não se esgota na decodificação da palavra escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. Para Orlandi (2003) a produção do sentido está no modo comoa leitura se relaciona entre o dito e o compreendido. O ato de ler implica, segundo Freire (1989), na percepção crítica, na interpretação, na reescrita, na reelaboração do que lemos.

Aprendemos a ler a partir do nosso contexto pessoal Martins (1994) e para ir além das linhas e entrelinhas Silva (2003), precisamos valorizar o ato de ler, que apenas começa na decodificação da palavra escrita. Ela se antecipa e perdura na inteligência do mundo. Segundo Paulo Freire no livro A importância do ato ler (1989), a leitura da palavra articula-se com a leitura de mundo, pois “A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo” (FREIRE, 1985, p.9). Isso significa dizer que a leitura do impresso veiculada em livros ou telas de eletrônicos, está intimamente relacionada com as experiências e as vivências dos leitores.(...)

À medida que interage com diferentes leituras por meio dos gêneros discursivos, vai atingindo estágios mais elevados de compreensão, interpretação e extrapolação, ou seja, vai plenificando essa prática leitora, porque a cada nova leitura o leitor consegue processar os outros textos do mesmo assunto, ocorrendo o diálogo entre os textos e as suas experiências pessoais e culturais.(...)

Sabemos que a Literatura compreende, entre tantas outras, ao menos,três tipos de aprendizagem: aquela da Literatura em si em que o leitor interage com o texto e percebe o mundo por meio da palavra; a aprendizagem sobre os textos literários, que envolvem história, teoria e crítica, e a aprendizagem por meio da Literatura, nesse caso os saberes e habilidades que a prática da Literatura proporciona aos seus usuários Cosson (2011).



2) Planejar autoaprendizagem no site através de vídeo aula de algum conteúdo em Arte digital de interesse de cada estudante. Ressalta-se que a autoaprendizagem, como o próprio nome esclarece, é a estratégia elaborada para a pessoa aprender sozinha. Postar a vídeo aula e materiais afins (inclusive links indicativos como materiais de apoio) no site.

 

MEU PLANEJAMENTO DE ENSINO

 

PROJETO :  “Quem conta um conto”

Problematização

Os estudantes do Ensino Médio não só desta escola, mas também de outras, não desenvolveram o gosto pela leitura e relatam ser penoso ler os livros sugeridos pelo _Programa de Avaliação Seriada - PAS, obras canônicas como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, José de Alencar e tantos outros. Mesmo reconhecendo a importância da literatura e conscientes de que precisam ler, acabam lendo sem qualquer envolvimento. E não são raras as vezes em que apenas procuram resumos disponíveis em sites para cumprir a regra imposta por professores de diversas áreas e principalmente pelo professor de Língua Portuguesa. O que fazer então para garantir aos alunos o gosto pela leitura e consequentemente maior procura a livros literários disponíveis em vários locais além das bibliotecas?

Ao ingressar no Ensino Médio os alunos encontram dificuldades para encontrar sentido em leituras, principalmente quando se trata de livros literários. Inicia-se na primeira série do Ensino Médio o ensino de Literatura dá maior ênfase ao Estilo de Época. Cabendo a esta etapa de ensino a aprendizagem do Classicismo, Renascimento, Quinhentismo , Barroco e Arcadismo. Já na segunda série do Ensino Médio o aluno aprenderá sobre o Romantismo, Realismo, Naturalismo e Parnasianismo. E finalmente na terceira série do Ensino Médio os alunos irão conhecer o Pré-modernismo ,Modernismo e Contemporaneidade .Esta divisão do Ensino de literatura não pode ser impedimento para que o professor de Língua Portuguesa juntamente com os professores de outras disciplinas disponibilize atividades e projetos que perpassem por todos os estilos de época independente da série. Uma das maneiras encontradas por esta escola para melhor trabalhar o gosto por obras literárias é a criação de estratégias que levem o aluno a pesquisar ,elaborar e por meio das artes cênicas e tecnologias conhecer e recontar contos propostos por professores. O conto torna-se mais atrativo por ser um texto mais rápido ,denso ,possuir unidade de efeito e impressão total (Poe 1809 -1849)..Além de mexer com a emotividade e crítica do leitor. 

 

ÁREA DE CONHECIMENTO ENVOLVIDA

 a .Macrocampos de atuação:Leitura e letramento; Línguas Estrangeiras; Produção e Fruição das Artes; Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias; Participação Estudantil.

b.Áreas de conhecimento envolvidas: Português,Sociologia,Filosofia, História,Redação,Artes,Matemática,Informática.

 

Metas e Ações vinculadas

  • Conhecer melhor nomes de contistas brasileiros de diferentes épocas e lugares;
  • Ambientar os alunos ao universo de leitura como permitir de maneira mais sistemática a leitura de determinados autores;
  • Permitir uso de tecnologia como meio importante de aprendizagem;
  • Apreciar e compreender quais são as características de um conto;
  • Dividir responsabilidades entre os integrantes do grupo;
  • Aprender a conviver em grupo respeitando as decisões do grupo;
  • Conhecer a estrutura de um trabalho acadêmico seguindo as normas da ABNT;
  • Dividir responsabilidades entre integrantes do grupo;
  • Saber lidar com diferentes tipos de pessoas quando livre das intervenções e presença do professor;
  • Aprender a tomar decisões e defender ponto de vista quando for necessário;
  • Aliar a imaginação, criatividade, arte e tecnologia para transformar o conto em História em Quadrinhos - HQ;
  • Desenvolver a arte dramática e aguçar o olhar do fotografo quando fotonovela;
  • Aceitar críticas e sugestões de terceiros sobre o trabalho realizado;
  • Produzir textos como atas ,conclusões ,introduções ,criticas, convites, cartões de mensagens, banners e cartazes;
  • Lidar com divisão de tarefas, dinheiro, compra de material,economia,orçamento,prestação de contas,etc.;
  • Utilizar o dicionário com finalidade de esclarecer vocabulário de contos;
  • Aprender a organizar grandes espaços e eventos como Sarau Literário;
  • Saber avaliar com critério o trabalho dos demais colegas.

Responsável pela execução do projeto

Marcela Cristiane da Silva – Professora de Língua Portuguesa e Redação do Ensino Médio

 Cronograma e Metodologia

 Cronograma : Durante todo o ano letivo com culminância no mês de novembro

Metodologia:

No primeiro momento - no mês de março - cada turma se organiza em grupos livremente, de cinco a dez integrantes e participam de um sorteio de contistas brasileiros (Clarice Lispector, Artur Azevedo, Cora Coralina, Júlia Lopes de Almeida, Machado de Assis, José J.Veiga, Murilo Rubião, etc.). Cada sala - no caso 20 nesta escola – fica com um escritor. Conhecem as definições de Conto disponíveis no Youtube ( Vide site )

Em um segundo momento realiza-se outro sorteio em sala de aula onde cada grupo recebe um conto do escritor já anteriormente definido. Cada turma fica com cerca de cinco contos de um único escritor.

Ao final do 1º Bimestre entregam a parte teórica onde constam pesquisas sobre o autor, vocabulário, contexto histórico, possíveis interpretações, crítica literária, conclusão e curiosidades da obra ou do escritor. O trabalho deve ser digitado e segue as orientações das normas da  ABNT.O grupo tanto pode fazer a entrega por email como impresso,ficando a critério. A partir dele são avaliados

No 2º Bimestre escolheram a maneira de produção de uma revista literária que pode deve ser  em quadrinhos a partir de fotografias .Eles podem acessar os tutorias disponíveis e indicativos no site que orientam o trabalho com a fotografia e ainda maneiras de inserir balões de falas  nas histórias criadas.

. Os alunos escrevem em uma ata o desenvolvimento das atividades, além de tirar fotos. Também frequentam aulas no Laboratório de Informática para melhor conhecerem os sites disponíveis que tratam do assunto. Começam a produção da revista.

Durante o 3º Bimestre entregam uma revista literária confeccionada. Durante os intervalos ou finais de aulas os alunos procuram a professora de literatura para esclarecimento de dúvidas, apresentam as versões parciais da produção artística e solicitam a verificação da ortografia. São orientados sobre como fazer a capa, frente e verso da revista. São avaliados de acordo com a revista produzida.

Para 4º Bimestre há a produção de um grande evento: SARAU LITERARIO DO PROJETO “QUEM CONTA UM CONTO...” na qual toda a comunidade é convidada a apreciar o trabalho. Para os preparativos os alunos mantêm os mesmos grupos mas há outro sorteio na qual cada grupo se encarrega de uma tarefa dentro de cada sala: grupo de Banner (sobre o escritor),grupo de marcador de páginas (confeccionam cinquenta por sala),grupo de organização (antes e no dia do evento, arrecadação de valores para compra de materiais, apresentações ,etc),grupo do stand (arrumação do espaço, enfeites ) .

Tanto os alunos como os convidados podem adquirir a preço simbólico as revistas produzidas. Nesse dia, acontecem também as trocas através de fichas: cada grupo pode trocar até cinco revistas entre as salas. O evento acontece na quadra coberta da escola no mês de Novembro mesmo turno matutino. Também conta com a cobertura de uma rede de TV no dia do evento. Como meio de interação e orientação foi criado um blog. O dinheiro arrecadado através das vendas das revistas é doado pelos alunos a uma Instituição próxima ou na cidade de Samambaia. A decisão sobre o que fazer com o dinheiro será tomada pelos alunos através de votação.

Em Dezembro recebem uma ficha para avaliar o conto que escolheram para ler no dia do evento.

Descrição das atividades por cronograma:

 

1º BIMESTRE

 

Março

Abril

Maio

A turma se organiza em grupos

 livremente - de cinco a 10

integrantes.

 

Pesquisas sobre

o autor, vocabulário, contexto histórico,

possíveis interpretações, crítica literária, conclusão e curiosidades da obra ou do escritor.

Entrega do trabalho teórico.

Sorteio de contistas brasileiros - um por sala

Esclarecimentos por e-mails ou pelo blog.

Avaliação do trabalho teórico entregue.

Sorteio de contos

 

 

Orientações sobre como fazer a parte teórica -

 

 

2º BIMESTRE

Maio

Junho

Julho

 

Aula sobre com fazer atas e reuniões. Aula no Laboratório de Informática para conhecerem o Blog,as maneiras de fazer uma revista em quadrinhos.

Reuniões em lugares definidos pelos grupos para escolherem a maneira de fazer a revista literária.

Entrega das atas (cinco ao todo) e fotos.

Reuniões em lugares definidos pelos grupos para escolherem a maneira de fazer a revista literária com escrita de atas e fotos.

Aula sobre fotonovelas, revista em quadrinhos, sites de desenhos, técnicas de desenho.

 

Avaliação do trabalho entregue.

 

Início da confecção da revista literária.

 

3º BIMESTRE

Agosto

Setembro

 

Apresentação das versões parciais da produção artística

Disponibilização da sala de informática em turno contrário para ou finalização da  revista.

 

Verificação da ortografia.

Entrega da Revista Literária em datas pré-agendadas.

 

Orientação sobre como fazer a capa, frente e verso no blog já conhecido.

Avaliação do trabalho entregue.

 

 

 

4º BIMESTRE

 

 

Outubro

Novembro

Dezembro

 

 

Devolução da revista literária para serem reproduzidas.

 

SARAU LITERÁRIO DO PROJETO “QUEM CONTA UM CONTO”

Disponibilização das revistas literárias na biblioteca da escola.

 

 

Reorganização dos grupos para o evento através de sorteios em salas:

-Confecção de banner sobre o contista;

-Enfeite do ambiente de exposição;

-Organização;

-Confecção de lembranças para o dia do evento;

-Limpeza e devolução de materiais.

-Premiação para os melhores trabalhos.

-No dia do evento os alunos fazem as trocas das revistas utilizando fichas especificas para este fim;

-Mostram o trabalho realizado para os visitantes;

-Disponibilizam o trabalho vendas.

-fazem apresentações musicais e declamações de poemas.

-Entrega de donativos à Instituição de Caridade

Escolhida pelos alunos e alunas.

-Avaliação do conto lido.

 

 

Filmagem de depoimentos e contos através de relatos dos alunos.

Avaliação do evento.

 

 

 

 

Distribuição de convites à comunidade.

 

 

 

         

 

Abrangência das ações

 

  1. Série:2ª e 3ª séries do Ensino Médio
  2. Turno: Matutino
  3. Quantidade de turmas:20
  4. Número estimado de alunos: 800 alunos
  5. Prováveis parceiros: Programa Alternativo –Programa de TV criado pelo SINPRO sindicato dos professores.