Atividade 01- Levantamento de dados: O que os alunos consomem e apreciam na internet:
Entrega dos dados coletados (em forma de tabela) e analisados à luz dos teóricos discutidos no Núcleo I.
Etapa 02
Dados do levantamento (apresentar a síntese dos dados coletados no formato de tabela)
Pergunte ao aluno de sua escola: Os que eles consomem ou apreciam na internet:
Pergunte ao professor de sua escola:
Argumente a luz dos teóricos discutidos no Núcleo I, os dados apresentados (máximo de 300 palavras).
Critérios de avaliação:
- Atender ao que se pede na atividade
- Todos os dados levantados e analisados a luz dos teóricos do Núcleo I
Após o levantamento de dados sobre as preferências de acesso dos jovens entre 17 e 20 anos, de 3º ano do Ensino Médio e, comparando com os Estudos realizados em 2011 pelo grupo da professora Fernanda Dossiê MTV Universo Jovem, ficou evidente que o perfil dos jovens mudou nestes últimos 6 anos. Naquela, percebeu-se a preferência por clipes musicais e nesta, assinalaram apenas músicas. Dos 40 alunos ,24 optaram por ouvir músicas . O que mudou de lá para cá?
Enquanto os alunos respondiam à pesquisa por escrito, um deles questionou porque não tinha a opção Youtubers. Vários outros concordaram que deveria ter essa opção. Diante da situação inusitada perguntei: música ou Youtubers?27 alunos levantaram as mãos para a segunda opção em meio a calorosas aprovações. Aceitar a sugestão dada pelos alunos coincide com as ideias de Fernando Azevedo que considera “o diálogo do outro, às vezes oposto, sem se tornar inimigo”, importante para o processo de aprendizagem com o intuito de “olhar para o outro pelo ângulo de suas potencialidades , nunca pelo ângulo das suas deficiências.”
A explicação pode ser compreendida pelos ensinamentos de Ana Mae : abordagem triangular. Os oprimidos querem ter voz, ser vistos tanto quanto nas grandes produções de clipes dos famosos.Ana Mae ressalta a importância das micro histórias. Essa é a proposta dos Youtubers. Os vídeos possibilitam diferentes produções de sentido e possibilidades. Hoje o jovem se sente representado pelos Youturbes .
Outra parte da pesquisa que chamou a atenção foi a dos professores o recurso apontado como mais usado por este grupo como apoio pedagógico foi data show, notebook e som. Embora façam uso dessas tecnologias, infelizmente devido a formação pedagógica e defasagem quanto às práticas atuais, professores utilizam esses recursos para transferir a cópia do quadro para slides de data- show.