Criar um Site Grátis Fantástico
Eixo 2
Eixo 2

Neste eixo, serão explorados os meandros das linguagens artísticas, a sua relação com a cultura, abrindo margem para a reflexão sobre a pesquisa e a produção do conhecimento educacional.

A partir das proposições levantadas inter-relacionando os teóricos sugeridos

BRASIL. Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretária de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2006, p.167-212.

MARTINS, M.C. A.; A linguagem da arte. In.: MARTINS, M.C. A.; PICOSQUE, G.; GUERRA, M.T.T.; Didática do ensino da arte: a língua do mundo – poetizar, fruir e conhecer. São Paulo: FTD, 1998, p.10-51.

Critérios de avaliação:

- Fazer pelo menos duas postagens interagindo com as discussões dos participantes  

- Clareza e coerência nas discussões;

-Trazer a inter-relação com a bibliografia sugerida

-Participação dentro da data estabelecida.

"

Keila Rodrigues, suas ponderações sobre a obra de Martins me trazem à tona as lembranças das aulas de Arte durante a minha Educação Básica.De fato, as aulas de Arte teve ( e talvez ainda tenha) poe muito tempo o objetivo de levar os alunos à fazerem cópias, pinturas e em outros tempos a valorização do desenho livre.Encerrando meu ensino médio no final dos anos 80, não me veio à memória o ensino de Arte voltado para a "produção , fruição e reflexão ".Momentos de lazer, "hora de descanso"...eram os dizeres e convicções tanto minha quanto dos meus colegas sobre a disciplina de Arte.

Entretanto, hoje em dia percebo na minha escola a Arte também como conhecimento e produção.A reflexão está presente principalmente no estudo das obras do PAS que são por si mesmas provocativas.

Já como referência cultural /histórico percebo ser um entendimento muito tímido ,mas ainda distante das práticas pedagógicas em boa parte das escolas."

 

"Excelente postagem Heverton. Posso acrescentar ainda o quanto durante os estudos e leituras sugeridas para este fórum me despertaram para dois aspectos:o primeiro ,que sendo a arte a expressão da cultura de um povo ,e sendo ela quem nos impulsiona ao sentimento de "plenitude" e "completude",nesta perspectiva, torna-se fundamental dentro do ambiente escolar e ,por ironia, até os dias de hoje bastante ignorada.outro aspecto e que através do ensino de Arte ,toda a Comunidade pode trazer a interdiscilpinaridade. Os très campos conceituais de Martins assim como a Abordagem Triangular de Ana Mae devem permear toda a prática pedagógica da escolar.Ou seja,todos envolvidos."