Criar um Site Grátis Fantástico
Eixo 2
Eixo 2

 

TEMA : Os diferentes usos das tecnologias no contexto da juventude: possibilidades e propostas metodológicas.

 

Cada aluno deverá selecionar um vídeo:

performance musical ou vídeoclip de alguma canção disponível na internet.

O vídeo deve conter alguma performance musical (individual ou coletiva), com ou sem o uso de instrumentos.

A partir do vídeo selecionado, elaborar uma crítica ao conteúdo e uma proposta de atividade a ser realizada com um grupo de jovens – atividades estas que podem estar relacionadas à própria performance ou a alguma discussão a partir de questões norteadoras, no sentido de promover uma crítica ao conteúdo do vídeo.

Tanto a crítica como a proposta deverá ser apresentada oralmente, por meio de uma gravação (5 a 7 minutos) a ser postada no prazo estabelecido.

O link deverá ser repassado para consulta da professora da disciplina.

 

 

 

 

 

“Com mais de um bilhão de visualizações em 2016, a música "Work from Home" é uma das preferidas dos jovens no mundo todo.

Está classificada em primeiro lugar quanto a acessos do clipe pelo you tube no ano de 2016 . A música é de 2015 e o clipe de 2016.

Ela é cantada pelo grupo Fith Harmony (cinco mulheres) e conta com a participação do rapper  Ty Dolla Sign, são todos americanos .As gravadoras são  Epic e Syco. O clipe foi lançado pela Vevo - uma famosa empresa do ramo musical que investe em clipes de alta qualidade no Youtube.

Para cumprir a atividade, primeiro ouvi a música sem o clipe.Lógico que já a tinha ouvido inúmeras vezes, pois está nas paradas de sucesso das rádios à qual ouço.

É um pop de batida bem gostosa e, embora eu não consiga identificar a maioria das palavras, fica clara a apologia à sensualidade pela voz e melodia da canção dessas mulheres. Há um clique, estalo de dedos contínuos que convida o ouvinte a fazer o mesmo com as mãos.

Em seguida, assisti o clipe que consiste em algo ao mesmo tempo comum e peculiar. O comum: mulheres lindas cantando, sensualizando e parecem estar tornando os homens do clipe como um objeto de desejo e prazer.

O incomum é o ambiente escolhido: um canteiro de construções. Ambiente geralmente constituído por homens trabalhadores, sem muito espaço para as mulheres. No clipe, elas os interrompem muitas vezes em diferentes tarefas e eles parecem gostar.

Há uma excessiva expressão, alusão à sexualidade. Os materiais são usados no clipe como objetos sensualizados também, entretanto, para pessoas mais aguçadas criticamente, diriam que os objetos que servem como material de construção, no clipe, possuem significado pornográfico. Sugerem atos e gestos sexuais.

Logo após, procurei o clipe com a tradução. A letra diz que ela não se preocupa com nada, quer ver o amante demitido do trabalho e que irá mandar fotos, incomodar. Segundo a letra, ele não precisa trabalhar e trabalhar à noite. Que essa eu lírico precisa dele durante as noites. Ela promete noites de prazer e que estas são suficientes para suprir as necessidades deles.

Chama a atenção para o trecho traduzido assim “ é você quem manda em casa...” Seria uma ironia pela condição atual da mulher –hoje bem mais que dona de casa – a matriarca familiar? Ou é ele quem realmente manda e consegue ser patriarca por ser o provedor?

Ao final, aparece o rapper aceitando o convite e a coloca como o papel a que ela suplica: ser o objeto de desejo consumado na cama.

A mulher no clipe deseja mesmo tornar-se um objeto sexual e é representado por todas as cantoras do grupo.

Como inúmeros clipes de consumo jovem, o personagem  ressalta ter um carro importado. Principal objeto de desejo dessa parcela da população atualmente . Existe também não só nesse clipe a a exibição de corpos perfeitos. No clipe, os homens são extremamente musculosos, suados e deixam o peito à mostra, as mulheres que são as cantoras, vestem roupas bem sensuais, mas não há partes nuas sendo exibidas.

Há uma clara sugestão de troca: a do trabalho braçal provedor do homem para o trabalho sexual à qual elas se dispõem fazer continuamente. Essa é a mensagem da música.

O material analisado, de consumo massivo entre os jovens e adolescentes ,contribui para a cultura machista, a mulher objeto, o homem objeto, as relações sem afeto ou compromisso, a desqualificação do trabalho e ainda mantém essa mulher presa ao lar uma vez que ela chama o parceiro para casa.

 As músicas aparentemente despropositais, sem maiores intenções ajudam a tornar a sociedade cada dia mais problemática e os jovens culturalmente vazios.

 A composição da letra é bem simples e não fugiu ao que se esperava.

 

  O PLANEJAMENTO

O público alvo são as turmas de ensino médio do 3 ano (São 5 turmas)

As disciplinas envolvidas serão Língua Portuguesa (a disciplina que sou docente ) e inglês ..

Aula será dividida em 5 momentos e tem a duração de duas aulas de 50 minutos.

Primeiro Momento:

Perguntar aos jovens se eles sabem quais os clipes mais visitados no you tube em 2016 e deixar que eles façam as classificações.

Deixar que eles escrevam a música e argumentem.

Escrever o título da música no quadro.

Perguntar se sabem qual é :

  • Qual é o grupo que a canta; qual é o gênero; qual é o ano da gravação...
  • O que acham que ela quer dizer?

Segundo momento:

Deixar que a escutem e novamente a pergunta:

  • O que a música quer dizer?
  • O que sentiram durante a música?
  • O que mais chama a atenção?

Terceiro Momento:

Deixar que assistam ao vídeo clipe musical e repetir as perguntas.

  • Dessa vez terão que escrever na folha.
  • A música dialoga com o clipe?
  • Qual é a mensagem do clipe?

Quarto momento:

Agora a mesma música com a tradução.

  • A música mudou em alguma coisa? O quê?
  • Quais são os principais temas que podem ser abordados utilizando essa música?
  • A música deprecia a mulher ou o homem em algum momento? Por que?
  • A música possui apelos ao consumo ou exibicionismo?
  • A música é mais imagem, mais letra ou mais batida ?
  • Por que faz tanto sucesso entre os jovens?
  • Por que foi a mais acessada em 2016?
  • Existe algum cantor brasileiro que segue o mesmo estilo? Se sim quais?
  • O que fazer para evitar consumir moda sem questionar?

Quinto momento:

Fazer uma produção coletiva sobre a música trabalhada em sala e publicá-la no jornal da escola “Novo senso”.”